Loading...
IMPRENSA • PRESS 2018-01-15T17:13:54+00:00
Fugas, Público

FUGAS, PÚBLICO

23.12.2017

No prefácio, Maria de Lourdes Modesto sublinha que aqui encontramos a história “não fantasiada” de cada doce. E essa é uma das grandes virtudes do trabalho de Cristina Castro: uma pesquisa séria e rigorosa. […] O projecto de Cristina segue agora para o Centro do país e para as ilhas, em busca de mais doces, mais doceiros e mais histórias. Para irmos seguindo no site No Ponto, enquanto esperamos pelos próximos livros.

Etaste, 2017

ETASTE

23.12.2017

Se ainda não tem prenda para aquela pessoa que ostenta a “A Doçaria Portuguesa – Norte” na sua estante, fica agora a saber que já saiu o novo volume, desta vez dedicado aos doces do sul do país. Perfeito para continuar a colecção.

PUBLICIDADE

revista Se7e, Visão

REVISTA SE7E, VISÃO

21.12.2017

A contagem decrescente para o Natal já começou, por isso – e para quem ainda não fez as suas compras – reunimos 51 presentes para oferecer às crianças, ao pai e à mãe, aos amigos e aos colegas.

Rádio Renascença

RÁDIO RENASCENÇA

29.11.2017

Hoje começámos o dia com o estúdio cheio de doces. Foi a Cristina Castro que os trouxe, juntamente com o livro que escreveu – o II Livro de Doçaria Portuguesa. É uma óptima prenda de Natal para alguém guloso.

imprensa Verdadeiro Olhar

VERDADEIRO OLHAR

24.11.2017

A autora, que provou todos, defende que doces e emoções estão intimamente ligados. E apesar de ter gostado de tudo o que provou, à pergunta “qual o seu doce preferido?”, depois desta maratona de doçaria, Cristina Castro continua a responder “as rabanadas de Natal da minha mãe, o pudim francês da minha tia e umas pêras bêbadas que a minha mãe costumava fazer…”.

PUBLICIDADE

Fugas: reportagem sobre fálgaros

FUGAS, PÚBLICO

11.11.2017

O forno está prestes a parir. “A certa altura, ouvimos os populares chamarem ao forno onde coziam os fálgaros ‘prenheiro’, como se de uma barriga grávida se tratasse”, lê-se na página 234 do primeiro volume de A Doçaria Portuguesa, livro de Cristina Castro.

Prémio Portugal Cookbook Fair 2017

PORTUGAL COOKBOOK FAIR

Junho 2017

Prémio Capa
Júri: Maria de Lurdes Modesto, Alexandra Prado Coelho, Teresa Vivas, Carlos Coelho, Pedro Sommer.

TIME OUT PORTO

Abril 2017

“Em minha casa sempre se comeu muito bem e sempre houve esta cultura de ir provando os pratos típicos de cada zona.”

TIME OUT LISBOA

12.04.2017

É um doce popular?
“O folar que é doce tem origem popular. É um pão enriquecido, tal como os muitos pães doces e fogaças que temos pelo país. Na minha recolha de doces nortenhos encontrei pelo menos 17 pães doces diferentes.”

imprensa A Doçaria Portuguesa, Revista Evasões

EVASÕES

20.02.2017

E como são as histórias à volta dos doces?
“Apercebi-me que as pessoas que fazem os doces, e os doces com muita história, têm uma relação muito sentimental com a doçaria. Uma senhora dizia-me que tinha de fazer os doces não para continuar o negócio, mas porque era a única forma de estar junto da mãe.”

imprensa Revista Se7e

REVISTA SE7E, VISÃO

15.12.2016

Trata-se do primeiro de cinco volumes de uma coleção que, completada, fará o inventário da doçaria portuguesa – não só a clássica mas também a de tradição mais recente […].

imprensa TV A Doçaria Portuguesa · Norte no Grandes Manhãs, Porto Canal

GRANDES MANHÃS, PORTO CANAL

14.12.2016

Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, esteve no programa em directo Grandes Manhãs, do Porto Canal, para apresentar o seu livro.

PUBLICIDADE

imprensa Time Out Lisboa, entrevista a Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte

TIME OUT LISBOA

13.12.2016

Entrevista a Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, sobre o projecto No Ponto e o seu novo livro.

imprensa TV A Doçaria Portuguesa · Norte em A Tarde é Sua, TVI

A TARDE É SUA, TVI

7.12.2016

Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, esteve com Fátima Lopes no programa em directo A Tarde é Sua para apresentar o seu livro e falar um pouco sobre a nossa doçaria.

imprensa Time Out Lisboa

TIME OUT LISBOA

30.11.2016

…Cristina, minuciosa, é a pessoa mais indicada para fazer este inventário. Nele conta-se a história da doçaria portuguesa […] É para coleccionar e é uma bela prenda de Natal.

PUBLICIDADE

imprensa Jornal Observador A Doçaria Portuguesa · Norte

OBSERVADOR

14.11.2016

[…] dizia a autora que a sua intenção seria publicar em livros as suas descobertas. E se bem disse, melhor fez. “A Doçaria Portuguesa – Norte” é o primeiro volume que resulta dessa pesquisa. […] Há livros menos calóricos, é verdade, mas não tão apetecíveis.

imprensa Jornal de Notícias

JORNAL DE NOTÍCIAS

12.11.2016

Calços, sidónios, matulos. Tudo isto são nomes de doces tradicionais do Norte de Portugal. Cristina Castro juntou-os num livro e desenhou o itinerário dos sítios onde podemos encontrar não só estas, mas muitas mais guloseimas.

imprensa @ Público

PÚBLICO

29.05.2016

Cristina Ferreira de Castro […] anda há um ano e meio dedicada a um projecto de investigação e divulgação: um inventário dos doces portugueses. O primeiro de cinco livros que está a escrever sai no fim do ano, o site multimédia do projecto já existe, chama-se No Ponto. “Este é o desafio da minha vida.”

imprensa © CM Sernancelhe

CM DE SERNANCELHE

2016

A gastrónoma Cristina Castro, responsável pelo Projeto “No Ponto”, esteve em Sernancelhe, no dia 12 de abril, para colher imagens vídeo e entrevistas dos criadores dos doces concelhios de referência para incluir num roteiro nacional que dará origem a um livro sobre o tema.

imprensa © CM Alfândega da Fé

CM DE ALFÂNDEGA DA FÉ

07.06.2016

Chama-se “no Ponto” e é um projeto que pretende fazer um roteiro gastronómico da doçaria portuguesa. Por enquanto só ainda está online, mas o objetivo final é transformá-lo em livro.

imprensa @ Junta Local

REVISTA DA JUNTA LOCAL

10.03.2016

…descobri um projeto muito interessante chamado No Ponto… é uma forma de valorização da tradição e cultura locais através da comida, coisa que nós da Junta admiramos e saudamos com muito entusiasmo!

imprensa © CM Macedo de Cavaleiros

CM DE MACEDO DE CAVALEIROS

31.01.2016

No Ponto co-organizou e foi membro de júri dos concursos “Melhor Calço” e “Melhor Sobremesa com Calço” de Macedo de Cavaleiros.
XX Feira da Caça e Turismo, Macedo de Cavaleiros.

PUBLICIDADE

imprensa © CM Barcelos

CM DE BARCELOS

5.12.2015

No Ponto foi júri no Concurso Barcelos Doce.

imprensa TV © RTP 2 Sociedade Civil

SOCIEDADE CIVIL, RTP2

6.11.2015

Cristina Castro, directora do projecto No Ponto, esteve a falar sobre o que mais gosta, a doçaria portuguesa.

imprensa TV © RTP

RTP1

Abril, 2015

Participação de Cristina Castro de No Ponto no concurso “Melhor Pastel de Nata”.

PUBLICIDADE

imprensa © Público

PÚBLICO

15.04.2015

Cristina Castro (responsável do projecto “No Ponto”, que está a realizar um inventário da doçaria portuguesa).

imprensa observador

OBSERVADOR

17.03.2015

Há trabalhos piores.

imprensa lifecooler

LIFECOOLER

15.04.2015

Percorrer o país à procura de histórias sobre a doçaria tradicional portuguesa é a gulosa missão do projeto No Ponto.

PUBLICIDADE