PUBLICIDADE
AMASS. COOK.
16.09.2018
“Espantosas e Curiosas Receitas da Doçaria Portuguesa”, artigo de Cristina Castro para o site Amass. Cook.
[…] doces sem fim que surpreendem por várias razões, como por exemplo pelas tradições associadas, pela história da sua origem ou do seu nome, ou por outro factor desconhecido pela maioria das pessoas. […] Por esta pequena amostra de doces que seleccionei, espero que lhe tenha aguçado o apetite e a curiosidade por muito mais.
Also in English: “The Most Amazing and Curious Portuguese Sweets”
FUGAS, PÚBLICO
23.12.2017
No prefácio, Maria de Lourdes Modesto sublinha que aqui encontramos a história “não fantasiada” de cada doce. E essa é uma das grandes virtudes do trabalho de Cristina Castro: uma pesquisa séria e rigorosa. […] O projecto de Cristina segue agora para o Centro do país e para as ilhas, em busca de mais doces, mais doceiros e mais histórias. Para irmos seguindo no site No Ponto, enquanto esperamos pelos próximos livros.
ETASTE
23.12.2017
Se ainda não tem prenda para aquela pessoa que ostenta a “A Doçaria Portuguesa – Norte” na sua estante, fica agora a saber que já saiu o novo volume, desta vez dedicado aos doces do sul do país. Perfeito para continuar a colecção.
VERDADEIRO OLHAR
24.11.2017
A autora, que provou todos, defende que doces e emoções estão intimamente ligados. E apesar de ter gostado de tudo o que provou, à pergunta “qual o seu doce preferido?”, depois desta maratona de doçaria, Cristina Castro continua a responder “as rabanadas de Natal da minha mãe, o pudim francês da minha tia e umas pêras bêbadas que a minha mãe costumava fazer…”.
PUBLICIDADE
TIME OUT PORTO
Abril 2017
“Em minha casa sempre se comeu muito bem e sempre houve esta cultura de ir provando os pratos típicos de cada zona.”
PUBLICIDADE
EVASÕES
20.02.2017
E como são as histórias à volta dos doces?
“Apercebi-me que as pessoas que fazem os doces, e os doces com muita história, têm uma relação muito sentimental com a doçaria. Uma senhora dizia-me que tinha de fazer os doces não para continuar o negócio, mas porque era a única forma de estar junto da mãe.”
PUBLICIDADE
PÚBLICO
29.05.2016
Cristina Ferreira de Castro […] anda há um ano e meio dedicada a um projecto de investigação e divulgação: um inventário dos doces portugueses. O primeiro de cinco livros que está a escrever sai no fim do ano, o site multimédia do projecto já existe, chama-se No Ponto. “Este é o desafio da minha vida.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE