Loading...
IMPRENSA • PRESS2018-11-02T18:12:36+00:00
imprensa TV RTP 2 Sociedade Civil

SOCIEDADE CIVIL, RTP2

1.11.2018

Cristina Castro, fundadora do projecto No Ponto, foi convidada a falar com a Sociedade Civil a propósito de doçaria conventual.

Amass. Cook.

AMASS. COOK.

16.09.2018

“Espantosas e Curiosas Receitas da Doçaria Portuguesa”, artigo de Cristina Castro para o site Amass. Cook.
[…] doces sem fim que surpreendem por várias razões, como por exemplo pelas tradições associadas, pela história da sua origem ou do seu nome, ou por outro factor desconhecido pela maioria das pessoas. […] Por esta pequena amostra de doces que seleccionei, espero que lhe tenha aguçado o apetite e a curiosidade por muito mais.
Also in English: “The Most Amazing and Curious Portuguese Sweets

PUBLICIDADE

Fugas, Público

FUGAS, PÚBLICO

23.12.2017

No prefácio, Maria de Lourdes Modesto sublinha que aqui encontramos a história “não fantasiada” de cada doce. E essa é uma das grandes virtudes do trabalho de Cristina Castro: uma pesquisa séria e rigorosa. […] O projecto de Cristina segue agora para o Centro do país e para as ilhas, em busca de mais doces, mais doceiros e mais histórias. Para irmos seguindo no site No Ponto, enquanto esperamos pelos próximos livros.

Etaste, 2017

ETASTE

23.12.2017

Se ainda não tem prenda para aquela pessoa que ostenta a “A Doçaria Portuguesa – Norte” na sua estante, fica agora a saber que já saiu o novo volume, desta vez dedicado aos doces do sul do país. Perfeito para continuar a colecção.

revista Se7e, Visão

REVISTA SE7E, VISÃO

21.12.2017

A contagem decrescente para o Natal já começou, por isso – e para quem ainda não fez as suas compras – reunimos 51 presentes para oferecer às crianças, ao pai e à mãe, aos amigos e aos colegas.

PUBLICIDADE

Rádio Renascença

RÁDIO RENASCENÇA

29.11.2017

Hoje começámos o dia com o estúdio cheio de doces. Foi a Cristina Castro que os trouxe, juntamente com o livro que escreveu – o II Livro de Doçaria Portuguesa. É uma óptima prenda de Natal para alguém guloso.

imprensa Verdadeiro Olhar

VERDADEIRO OLHAR

24.11.2017

A autora, que provou todos, defende que doces e emoções estão intimamente ligados. E apesar de ter gostado de tudo o que provou, à pergunta “qual o seu doce preferido?”, depois desta maratona de doçaria, Cristina Castro continua a responder “as rabanadas de Natal da minha mãe, o pudim francês da minha tia e umas pêras bêbadas que a minha mãe costumava fazer…”.

Fugas: reportagem sobre fálgaros

FUGAS, PÚBLICO

11.11.2017

O forno está prestes a parir. “A certa altura, ouvimos os populares chamarem ao forno onde coziam os fálgaros ‘prenheiro’, como se de uma barriga grávida se tratasse”, lê-se na página 234 do primeiro volume de A Doçaria Portuguesa, livro de Cristina Castro.

Prémio Portugal Cookbook Fair 2017

PORTUGAL COOKBOOK FAIR

Junho 2017

Prémio Capa
Júri: Maria de Lurdes Modesto, Alexandra Prado Coelho, Teresa Vivas, Carlos Coelho, Pedro Sommer.

TIME OUT PORTO

Abril 2017

“Em minha casa sempre se comeu muito bem e sempre houve esta cultura de ir provando os pratos típicos de cada zona.”

TIME OUT LISBOA

12.04.2017

É um doce popular?
“O folar que é doce tem origem popular. É um pão enriquecido, tal como os muitos pães doces e fogaças que temos pelo país. Na minha recolha de doces nortenhos encontrei pelo menos 17 pães doces diferentes.”

imprensa A Doçaria Portuguesa, Revista Evasões

EVASÕES

20.02.2017

E como são as histórias à volta dos doces?
“Apercebi-me que as pessoas que fazem os doces, e os doces com muita história, têm uma relação muito sentimental com a doçaria. Uma senhora dizia-me que tinha de fazer os doces não para continuar o negócio, mas porque era a única forma de estar junto da mãe.”

PUBLICIDADE

imprensa Revista Se7e

REVISTA SE7E, VISÃO

15.12.2016

Trata-se do primeiro de cinco volumes de uma coleção que, completada, fará o inventário da doçaria portuguesa – não só a clássica mas também a de tradição mais recente […].

imprensa TV A Doçaria Portuguesa · Norte no Grandes Manhãs, Porto Canal

GRANDES MANHÃS, PORTO CANAL

14.12.2016

Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, esteve no programa em directo Grandes Manhãs, do Porto Canal, para apresentar o seu livro.

imprensa Time Out Lisboa, entrevista a Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte

TIME OUT LISBOA

13.12.2016

Entrevista a Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, sobre o projecto No Ponto e o seu novo livro.

PUBLICIDADE

imprensa TV A Doçaria Portuguesa · Norte em A Tarde é Sua, TVI

A TARDE É SUA, TVI

7.12.2016

Cristina Castro, autora de A Doçaria Portuguesa · Norte, esteve com Fátima Lopes no programa em directo A Tarde é Sua para apresentar o seu livro e falar um pouco sobre a nossa doçaria.

imprensa Time Out Lisboa

TIME OUT LISBOA

30.11.2016

…Cristina, minuciosa, é a pessoa mais indicada para fazer este inventário. Nele conta-se a história da doçaria portuguesa […] É para coleccionar e é uma bela prenda de Natal.

imprensa Jornal Observador A Doçaria Portuguesa · Norte

OBSERVADOR

14.11.2016

[…] dizia a autora que a sua intenção seria publicar em livros as suas descobertas. E se bem disse, melhor fez. “A Doçaria Portuguesa – Norte” é o primeiro volume que resulta dessa pesquisa. […] Há livros menos calóricos, é verdade, mas não tão apetecíveis.

imprensa Jornal de Notícias

JORNAL DE NOTÍCIAS

12.11.2016

Calços, sidónios, matulos. Tudo isto são nomes de doces tradicionais do Norte de Portugal. Cristina Castro juntou-os num livro e desenhou o itinerário dos sítios onde podemos encontrar não só estas, mas muitas mais guloseimas.

imprensa @ Público

PÚBLICO

29.05.2016

Cristina Ferreira de Castro […] anda há um ano e meio dedicada a um projecto de investigação e divulgação: um inventário dos doces portugueses. O primeiro de cinco livros que está a escrever sai no fim do ano, o site multimédia do projecto já existe, chama-se No Ponto. “Este é o desafio da minha vida.”

imprensa © CM Sernancelhe

CM DE SERNANCELHE

2016

A gastrónoma Cristina Castro, responsável pelo Projeto “No Ponto”, esteve em Sernancelhe, no dia 12 de abril, para colher imagens vídeo e entrevistas dos criadores dos doces concelhios de referência para incluir num roteiro nacional que dará origem a um livro sobre o tema.

imprensa © CM Alfândega da Fé

CM DE ALFÂNDEGA DA FÉ

07.06.2016

Chama-se “no Ponto” e é um projeto que pretende fazer um roteiro gastronómico da doçaria portuguesa. Por enquanto só ainda está online, mas o objetivo final é transformá-lo em livro.

PUBLICIDADE

imprensa @ Junta Local

REVISTA DA JUNTA LOCAL

10.03.2016

…descobri um projeto muito interessante chamado No Ponto… é uma forma de valorização da tradição e cultura locais através da comida, coisa que nós da Junta admiramos e saudamos com muito entusiasmo!

imprensa © CM Macedo de Cavaleiros

CM DE MACEDO DE CAVALEIROS

31.01.2016

No Ponto co-organizou e foi membro de júri dos concursos “Melhor Calço” e “Melhor Sobremesa com Calço” de Macedo de Cavaleiros.
XX Feira da Caça e Turismo, Macedo de Cavaleiros.

imprensa © CM Barcelos

CM DE BARCELOS

5.12.2015

No Ponto foi júri no Concurso Barcelos Doce.

PUBLICIDADE

imprensa TV © RTP 2 Sociedade Civil

SOCIEDADE CIVIL, RTP2

6.11.2015

Cristina Castro, directora do projecto No Ponto, esteve a falar sobre o que mais gosta, a doçaria portuguesa.

imprensa TV © RTP

RTP1

Abril, 2015

Participação de Cristina Castro de No Ponto no concurso “Melhor Pastel de Nata”.

imprensa © Público

PÚBLICO

15.04.2015

Cristina Castro (responsável do projecto “No Ponto”, que está a realizar um inventário da doçaria portuguesa).

imprensa observador

OBSERVADOR

17.03.2015

Há trabalhos piores.

imprensa lifecooler

LIFECOOLER

15.04.2015

Percorrer o país à procura de histórias sobre a doçaria tradicional portuguesa é a gulosa missão do projeto No Ponto.

PUBLICIDADE